A inauguração hoje (2) da exposição itinerante Águas Urbanas, em Petrópolis, na região serrana fluminense, marcará o início das ações promovidas pelo governo do estado do Rio em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho.
A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, participa da abertura da mostra, no Centro Cultural Raul de Leoni, às 18h, juntamente com o superintendente estadual de Rios e Lagoas (Serla), Luiz Firmino, e o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo.
Em vários municípios do estado serão realizadas atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente. O ponto principal da agenda será a reinauguração, no próximo dia 9, às 17h, do Encontro das Águas, espaço de informação ambiental implantado às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio. O espaço passou por reformas e será reaberto com a exposição Águas Litorâneas, com fotografias de Ricardo Azoury e Márcia Folheto e vídeos produzidos pela jornalista Paula Saldanha.
De manhã, também no Encontro das Águas, alunos de diversas escolas participarão de uma limpeza simbólica da lagoa e assistirão a uma apresentação do Teatro de Bonecos, do grupo Papavento.
No município de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, a Secretaria do Ambiente promoverá terça-feira (3) a Feira Socioambiental, onde escolas e grupos sociais apresentarão projetos ambientais desenvolvidos na região. Entre outras atividades, estão programadas para a feira palestra sobre crimes ambientais, como queimadas e tráfico de animais silvestres.
Em Rio das Ostras, no litoral norte do estado, a agenda para o dia 5 inclui o plantio de mudas no Parque Municipal e a inauguração, às 18h30, do Fórum Permanente de Educação Ambiental. No sábado (7), haverá um passeio ciclístico entre a Praça José Pereira Câmara, no centro de Rio das Ostras, e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Iriry.
(Por Paulo Virgilio,
Agência Brasil, 01/06/2008)