Fiscais do Ibama resgatam dois animais silvestres, que sofreram acidente em fios de alta tensão, das espécies sagüi-de-cara-branca e gavião acauã, espécie rara no Espírito Santo. O sagüi, que está paraplégico, foi encontrado no bairro Itaquari, em Cariacica, e o gavião, que está com queimaduras graves nas garras, sofreu o choque na rede elétrica da Rodovia do Contorno.
“Os animais eletrocutados que a gente recebe no Ibama utilizam a rede elétrica de transmissão, de alta tensão, que fica suspensa sobre as ruas e postes, para se deslocarem, no caso de sagüis ou para pousarem, caso das aves. Eles se queimam quando tocam o fio e algum outro objeto que conduz energia elétrica, ou tocam dois fios e isso fecha o circuito e passam a conduzir energia pelo próprio corpo. Isso provoca queimaduras graves, que na maioria dos casos leva a morte dos animais”, explicou o analista ambiental e veterinário Vinícius Queiroz.
De acordo com os registros do instituto não é comum o Ibama receber esse tipo de ocorrência, porque em 90% dos casos os animais eletrocutados são enterrados pela própria população. Para evitar que acidentes como esses ocorram, o órgão pede a cooperação da distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo.
Desde 2005 vem sendo feito um trabalho com a distribuidora de energia para trocar os fios da rede elétrica para fios encapados, que a maior parte dos fios instalados originalmente não tinham nenhum tipo de proteção e depois de uma iniciativa de ambientalistas, a empresa começou a substituir os fios, mas isso precisa ser reforçado, identificando os pontos críticos para focar a atenção nesses lugares onde existem mais acidentes.
(Luciana Carvalho,
Ibama/ES, 30/05/2008)