Desde a última quinta-feira, a Secretaria Municipal da Pesca está sem titular. O supervisor Paulo Ventura está respondendo administrativamente pela secretaria. Hilário Borges foi exonerado quinta-feira pelo prefeito Janir Branco.
Segundo a assessoria da Prefeitura do Rio Grande, a exoneração foi uma decisão do prefeito para que Borges tenha tempo integral para se defender junto à Polícia Federal, no inquérito referente às fraudes ocorridas no seguro-desemprego pesca.
Como presidente da Colônia de Pescadores Z-1, do Rio Grande, em 2007, conforme a Polícia Federal, ele teria assinado atestados de que algumas pessoas eram pescadores artesanais profissionais, o que daria a elas o direito ao benefício, quando na realidade elas exercem outras atividades.
O ex-presidente da Z-1, assim como o presidente da Z-2, de São José do Norte, foi indiciado pela PF na Operação Truta, desencadeada na terça-feira da semana passada, quando foram presas seis pessoas acusadas de fraudar o seguro-desemprego pesca.
A Polícia Federal apreendeu diversos documentos na Z-1 e na Z-2, com indícios de irregularidades. O tesoureiro da Colônia Z-1 também foi indiciado. A PF apreendeu documentos também na casa do tesoureiro.
(Por Carmem Ziebell, Jornal Agora, 02/06/2008)