Nesta segunda reportagem da série especial sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, que será publicada pelo Diário Popular até sábado, o enfoque está nas áreas verdes de Pelotas, cujo índice é três vezes inferior ao considerado ideal. A projeção resulta de estudo que tomou por base levantamento efetuado pela prefeitura. O parque Dom Antônio Zattera é o espaço considerado referência em arborização no município e nos bairros está a maior carência de árvores.
Pelotas tem 240 parques e praças, mas apenas 4,73 metros quadrados de área verde por habitante, índice de arborização muito aquém do ideal, que seria de 15 metros quadrados. Por meio do projeto Pelotas Mais Verde, a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) atua desde o ano passado no plantio de mudas de árvores, com o objetivo de incrementar o percentual de cobertura vegetal urbana. A meta da atual administração é de que o trabalho desenvolvido nestes dois anos proporcione crescimento no índice, para que possa chegar a 7%.
O projeto prevê também a melhora do microclima dos bairros e a promoção de um melhor aproveitamento das áreas verdes. Conforme a coordenadora de Áreas Verdes da SQA, Daniela Duarte, até o final do ano deverão estar plantadas 2,5 mil mudas em diferentes logradouros. Diversas vistorias da equipe técnica da SQA e Departamento de Políticas e Educação Ambiental possibilitaram a análise das vias onde será feito o plantio, que conta com o apoio de pelotão formado por 40 homens da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada.
O plantio deste ano, inicialmente previsto para maio, será iniciado nos próximos dias, nas terças, quartas e quintas-feiras, sob orientação de estagiários do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG). “O tempo chuvoso atrasou o cronograma, que teve de ser adiado em um mês”, observa Daniela.
Espécies de mudas serão plantadas com ajuda da comunidade
Diversas são as espécies de mudas a serem plantadas. Entre elas estão o ipê amarelo, extremosa, timbaúna e álamos, como os que podem ser vistos na rua Princesa Isabel entre Gonçalves Chaves e Santa Cruz, que tornam a quadra a mais arborizada de Pelotas. Apesar disso, no ano passado chegou à SQA um pedido para retirada das árvores da via. Obviamente foi negado, diz Daniela.
Os álamos irão para a avenida Bento Gonçalves, onde também serão repostas árvores retiradas por estarem completamente ocas. De lá saíram cerca de 20 grevilhas. As patas de vacas, que dão flores brancas, serão plantadas nas calçadas. Segundo Daniela, está prevista também a reposição de algumas mudas plantadas no ano passado, que não vingaram. Nem todas sobrevivem à ação do tempo. “A idéia da SQA é trabalhar junto com a comunidade, pois a prefeitura não consegue fazer sozinha. É preciso conscientizar a todos sobre a necessidade de aumentar o índice de arborização”, diz. A educação ambiental é debatida nas escolas, através da realização de palestras sobre arborização, para que desde cedo os alunos aprendam a importância do meio ambiente. Muitos educandários já aderiram ao programa Pelotas Mais Verde e recebem apoio técnico da SQA para o plantio de mudas.
Avaliação da área central
A SQA, juntamente com o Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Compam), órgão que deve proceder as vistorias, pretende reavaliar o centro da cidade. A intenção é substituir as árvores velhas e apodrecidas
Plano de plantio
O plano de plantio SQA prevê atenção especial a diversas ruas e avenidas de Pelotas. Confira a seguir os locais.
Navegantes I
Fátima
Três Vendas
Fragata
Cohab-Fragata
Centro
(Por Tânia Cabistany, Diário Popular, 02/06/2008)