Durante a XII Conferência da União Nacional dos Legislativos Estaduais – Unale – o presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Sérgio Ricardo (PR), trouxe à tona a discussão sobre a preservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Para o presidente da AL-MT trata-se de uma questão prioritária que necessita de encaminhamentos emergenciais.
“A Amazônia é alvo das atenções do mundo e toda a sociedade tem que participar dessa discussão, vital para o futuro da humanidade. Somos absolutamente contra as propostas de internacionalização da região, como vem sendo noticiado na mídia internacional, assim como temos de buscar instrumentos para o desenvolvimento sustentável que garantam não só a preservação como uma política de recuperação do bioma Amazônico”, destacou o parlamentar.
Por intermédio do reflorestamento das áreas degradadas e recomposição das reservas legais, Sérgio Ricardo disse acreditar na recuperação e no desenvolvimento sustentável da região. “Por outro lado, é fundamental o desenvolvimento de políticas sociais que garantam a sobrevivência desse grande contingente populacional de baixíssima renda que subsiste de atividades ilegais, muitas vezes à revelia de sua própria vontade, pela falta absoluta de alternativa de trabalho e renda” ponderou o parlamentar, que teve apoio dos demais membros representativos dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.
Segundo o deputado Wagner Ramos (PR), presente ao evento, o grande erro está sendo em colocar o estado de Mato Grosso como o “grande vilão” da situação. “Mato Grosso não é e não pode ser tratado como se fosse o causador das mazelas da Amazônia. É perfeitamente possível se desenvolver uma política de sustentabilidade e reflorestamento para a região”, reiterou o parlamentar mato-grossense.
Além de Sérgio Ricardo e Wagner Ramos, a AL-MT foi representada também pelos deputados Guilherme Maluf (PSDB), Alexandre César (PT), Antonio Azambuja (PP), Adalto de Freitas (PMDB), Gilson Oliveira (PP) e Chica Nunes (PSDB). A programação teve a realização de painéis com a participação de autoridades como o deputado federal Ciro Gomes, que falou sobre conjuntura político-econômica nacional. O ministro das Relações Exteriores, José Múcio Monteiro, discorreu sobre a Reforma Política; o governador Aécio Gomes, sobre “Choque de Gestão em Minas Gerais”; o senador Aluízio Mercadante, sobre o “Parlamento do Mercosul” nas eleições de 2010 e o ministro do Superior Tribunal de Justiça, César Asfor Rocha, sobre as eleições municipais de 2008. Esse último painel contou com a participação do deputado Sérgio Ricardo, presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso.
A conferência, realizada em Fortaleza (CE), entre os dias 28 a 30 de maio, além de reunir lideranças estaduais, contou a presença de delegações estrangeiras e sediou outros 11 eventos paralelos, como reuniões das associações nacionais das escolas do legislativo; TVs Assembléia e procuradores; cerimonial; informática aplicada ao Poder Legislativo e uma audiência pública do Congresso Nacional que debateu as Reformas Tributária e Política, entre outras atividades.
Foram discutidos também outros temas de relevância no cenário nacional como a legislação para as eleições de 2008, financiamento de campanha e o Pacto Federativo. A devolução da autonomia aos parlamentos estaduais, para legislar em temas de interesse local como a redivisão territorial, também constou na programação.
(Secretaria de Comunicação AL-MT, 30/05/2008)