A quarta edição do "Abrace o Rio Cuiabá" reuniu, na manhã de domingo (01/06), cerca de 12 mil pessoas num abraço simbólico pela preservação do meio ambiente, na ponte Julio Muller, que liga Cuiabá a Várzea Grande. No total, 130 instituições, entre escolas, militares e simpatizantes pela causa participaram do evento, que contou com a parceira de diversas entidades.
De iniciativa do presidente da Assembléia Legislativa do Mato Grosso, deputado Sérgio Ricardo (PR), a ação já é considerada a maior do Estado e está entre os grandes eventos nacionais. E não pára por aí, o parlamentar também está formatando a realização do ´Abrace a Amazônia´, que vai reunir representantes de vários municípios, em Alta Floresta, no segundo semestre deste ano.
“É importante a participação de todos, para que juntos possamos conscientizar a população, em especial, nossas crianças e jovens sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Por isso, estamos aqui hoje para abraçar o Rio Cuiabá demonstrando a nossa preocupação com o futuro ambiental”, afirmou Sérgio Ricardo.
Participando pela primeira vez e acompanhado da família, o secretário de Planejamento, Yênes Magalhães ressaltou a necessidade do evento. Para ele, o trabalho do deputado Sérgio Ricardo passa aos filhos a necessidade de cuidar da natureza, numa forma de preservar e prevenir a população de doenças, que consequentemente, evitará gastos com a saúde pública. “Se cada um fizer a sua parte o meio ambiente vai agradecer”.
O prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos destacou as várias ações desenvolvidas em prol ao meio ambiente. Segundo ele, a população mato-grossense está cada vez mais disposta a abraçar causas como essa. “De mãos dadas vamos preservar a natureza, em especial o Rio Cuiabá e o Pantanal”, disse o prefeito.
Participando pela terceira vez no evento, a escola particular, Luzes da Sabedoria, de Cuiabá, demonstrou a sua empolgação com os dizeres: “De mãos dadas com o meio ambiente”. Ganhadora do Prêmio Nacional de Excelência em Qualidade no Ensino 2008, que concorreu com as 150 melhores instituições de ensino do Brasil, a escola faz questão de marcar presença. “Estamos aqui para fazer a diferença e mostrar aos nossos alunos a importância da preservação”, explicou a diretora Noemil Galvão.
Para o supervisor de vendas, Marcos Roberto Domingos dos Passos a iniciativa já faz parte da sua rotina. “Sempre que posso venho prestigiar porque temos que manter os nossos rios vivos e esta ação ensina a geração futura sobre a cuidar melhor do meio ambiente”.
Da mesma forma, membros do Clube de Desbravadores Atalaia também estiveram presente. “Desenvolvemos um trabalho de adoração a Deus e a natureza, por isso apoiamos o Abraço ao Rio Cuiabá como forma de melhorar e conscientizar as pessoas”, afirmou o mestre do Clube, Evandro Carlos de Almeida.
Já a professora Danielly Jenezerlau, da Escola Municipal Ana Rosa da Silva, de Várzea Grande, disse que os alunos participantes do evento farão um jornal informativo sobre o que aprenderam no ´Abrace o Rio Cuiabá´. “É uma oportunidade que os alunos têm para aprender ainda mais”.
O evento foi abrilhantado com os cantores João Eloy e Edmilson da Banda Terra.
(Por Itimara Figueiredo, Secretaria de Comunicação AL-MT, 30/05/2008)