O futuro do planeta entra em debate neste domingo na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com o início do Seminário Internacional de Educação e Pesquisa em Ecologia (Siepe). Até o dia 6 de junho, no auditório central, o evento reunirá palestrantes de renome em torno de amplas discussões.
Interação entre ser humano e natureza, heterogeneidade ambiental e biodiversidade, saúde ambiental e educação ambiental são alguns dos temas principais. De acordo com o coordenador do curso, professor José Antônio Weykamp da Cruz, além de integrar a comunidade científica brasileira e internacional relacionada ao tema, o evento é dedicado ao aprofundamento e à difusão do conhecimento. “Será uma oportunidade de enfrentamento de várias questões pertinentes à Ecologia”, destacou.
Um dos destaques será a palestra do arquiteto argentino Rubén Pesci, que falará sobre Ambitectura - Reflexões sobre cidade e ambiente. O palestrante é fundador da Fundação Cepa (ONG líder na América Latina em projetos ambientais), e também do Foro Latino Americano de Ciências Ambientais (Flacam), que agrupa aproximadamente 40 sedes, sendo Cátedra Unesco para o Desenvolvimento Sustentável.
Divulgação de trabalhos científicos também estão na pauta. Haverá exposição durante todo o tempo de realização do evento, e a tarde do dia 4 de junho será dedicada à apresentação oral dos 20 melhores trabalhos selecionados pelo Conselho Científico do Seminário. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2128-8289 e 2128-8229, ou no site.
(Diário Popular, 01/06/2008)