O 23º Seminário Cooplantio - Produção para o Novo Mercado Mundial, que ocorre de 23 a 25 deste mês em Gramado, abordará as novidades do agronegócio, em clima de otimismo. “O cenário agrícola é extremamente positivo. Com certeza é o melhor já visto desde que o evento foi criado”, pondera o presidente Daltro Benvenuti.
Segundo ele, o importante agora é reduzir os gastos de produção, que estão elevados. Logo, um dos focos principais será dar subsídios para que o agricultor “produza mais gastando menos”. Neste ano, as palestras abordarão cinco temas, técnicas comerciais e agronômicas, ambiente, cooperativismo e gestão, tanto familiar como industrial.
Mesmo com as atenções voltadas para a rentabilidade, a produtividade segue a ser abordada. Na atual conjuntura, com os preços das commodities aquecidos, a expectativa é de lotação máxima. Em igual período do ano passado, o número de inscritos era de aproximadamente 100. “Temos 432 dos mil lugares disponíveis”. A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, confirmou presença na abertura.
(Diário Popular, 01/06/2008)