O senador João Pedro (PT-AM) saudou da tribuna a passagem do Dia Nacional do Geógrafo, comemorado na quinta-feira (29/05). O parlamentar destacou, em discurso no Plenário na sexta-feira (30/05), a contribuição dos profissionais da Geografia na compreensão "da complexidade de um território continental como o Brasil" e elogiou o trabalho dos geógrafos da Amazônia, que realizam pesquisas e estudos para o desenvolvimento da região.
João Pedro saudou a criação de cursos de mestrado e doutorado em Geografia em Manaus, fruto de convênio entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
- Os cursos formarão cinqüenta e oito mestres e doutores para atuar na Amazônia, parte de um ambicioso projeto de Ciência e Tecnologia que representa o esforço do governo do presidente Lula para a formação e fixação de recursos qualificados para o desenvolvimento da Amazônia - ressaltou o parlamentar.
Em seu pronunciamento, ainda, o senador lembrou a criação dos primeiros cursos de Geografia, na década de 1930, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele também saudou a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), que congrega os profissionais da área, e lembrou a atuação de Milton Santos, Manoel Correa de Andrade e Orlando Valverde, que classificou de "brasileiros ilustres que dedicaram suas vidas à Geografia". O parlamentar também destacou a passagem do Dia do Geólogo, celebrado em 30 de maio.
Ainda em seu pronunciamento, João Pedro manifestou pesar pelo falecimento da integrante do Partido dos Trabalhadores Iolanda da Silva Brilhante.
- Mulher de fibra, militante política e social, tinha uma utopia de sociedade justa, de uma Amazônia respeitada e reconhecida - frisou o senador, ao manifestar voto de pesar à família de Iolanda Brilhante.
Também lembrando com tristeza o falecimento do senador Jefferson Péres, ocorrido no último dia 23, o parlamentar registrou sua satisfação ao tomar conhecimento do parecer favorável deixado pelo então senador pelo PDT a projeto de autoria de João Pedro que cria a Universidade do Pacto da Amazônia (PLS 662/07).
- Conhecendo o rigor do senador Jefferson Péres, me senti honrado ao tomar conhecimento do parecer deixado por ele, aprovando a criação de uma universidade capaz de representar o pensamento dos oito países que compõem a OTCA [Organização do Tratado de Cooperação Amazônica] - afirmou, lembrando que a matéria tramita na Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE).
(Por Iara Guimarães Altafin, Agência Senado, 30/05/2008)