O presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB), participou na manhã de sexta-feira (30/05), da inauguração do escritório do Programa Produtor Florestal da Aracruz Celulose no município de Rio Pardo, o primeiro do Estado fora da sede principal localizada em Guaíba.
Conforme o presidente, a instalação da Aracruz em Rio Pardo é um marco histórico para a região. “Não apenas porque servirá de base para toda a equipe de silvicultura e colaboradores da empresa que atuam na região aumentando os contratos de fomento e somar, aproximadamente, 2 mil hectares anuais de plantio, mas, principalmente, porque construirá aqui um porto junto ao Rio Jacuí, que abrigará um terminal fluvial de carregamento e transporte de madeira. Começará, então, a mudar o cenário econômico de toda a região através da implantação de um sistema de logística hidroviária. Com o porto próximo aos produtores, a distância será menor e o lucro maior e a produção ganhará os mercados mundiais em tempo recorde”, ressaltou.
Alceu Moreira destacou ainda que com o porto em operação serão abertos 90 postos de trabalhos diretos e cerca de 450 indiretos e transportado um volume diário de até 10 mil toneladas de madeira. “A hidrovia do Jacuí tem importante papel fundamental para o futuro da logística no Estado. Este rio atravessa regiões com alta capacidade de produção agrícola, das mais variadas culturas ligando-as a Porto Alegre e ao Porto de Rio Grande e de lá, para o mundo. O que vemos hoje no Rio Grande do Sul é uma planta de transportes obsoleta aonde predomina o transporte de cargas por rodovia enquanto há subutilização de nossos rios que não tem buracos nem pedágios”.
"A iniciativa pretende reforçar o programa Produtor Florestal nos municípios do Vale do Rio Pardo e incluir os produtores no nosso programa de suprimento de madeira", afirmou o gerente regional florestal, Renato Rostirolla.
Participou do evento o deputado estadual Edson Brum (PMDB).
(Por Mauro Moraes, Agência de Notícias AL-RS, 30/05/2008)