A matriz energética para o Brasil e para o Rio Grande do Sul será o tema do programa Diálogos de Convergência que acontece na quinta-feira (05/06), a partir das 18h30, no Plenário da Assembléia Legislativa gaúcha. O evento terá como palestrante o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Pela primeira vez, um ministro fará uma palestra neste local.
A vinda de Lobão foi negociada a partir de um convite feito pelo presidente do Parlamento gaúcho, deputado Alceu Moreira (PMDB). "Precisamos definir a planta energética para nosso Estado e suas matrizes", alerta Moreira. "Essa é uma informação básica para quem quer instalar uma indústria aqui", exemplifica. "O ministro vem discutir isso conosco", adiantou.
A presença de Lobão no Rio Grande do Sul foi confirmada em uma audiência realizada no dia 15, em Brasília. "É um tema de Estado, um assunto muito rico", acrescentou o presidente da Assembléia. O ministro discutirá as perspectivas de ampliação da geração de energia eólica no Estado e o aumento do parque de produção energética. Há expectativa de que seja tratada a possibilidade de realização no Rio Grande do Sul de um leilão exclusivo para energia eólica. Ao final de sua fala, o representante do governo federal responderá dez perguntas formuladas por representantes do Colégio Deliberativo do Fórum Democrático.
Em sua passagem pelo Estado, Lobão deverá visitar também o Parque Eólico de Osório, em Osório, e a Usina de Candiota, em Candiota. Está prevista ainda uma coletiva para a imprensa. A palestra do ministro será para convidados especialistas da área.
(Por Vanessa Lopez e Gilmar Eitelwein, Agência de Notícias AL-RS, 30/05/2008)