Um grupo formado por 14 mulheres moradoras das comunidades São Francisco e São José, localizadas em Taquari, foram contratadas para produzir mil sacolas ecológicas. A encomenda é da prefeitura de Taquari e tem por objetivo estimular o comércio local a substituir as embalagens de plástico, que podem demorar até 400 anos para se decompor na natureza.
A campanha Sacolas Ecológicas será lançada hoje (02/06), junto às atividades programadas para o Dia Mundial do Meio Ambiente, e conta com o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Taquari (CDL), Cooperativa de Produção, Comércio e Serviços de Manutenção Ltda. (Coopacom) e Instituto Milenia. No município, a data comemorativa será lembrada durante todo o mês de junho.
As costureiras integram o Projeto Semear, que junto a parceiros, como a Pastoral Social da Criança e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Leite Costa, investe e cria oportunidades de aprendizados que levam à profissionalização e à inserção no mercado produtivo. Algumas delas foram alfabetizadas recentemente e outras participaram de oficinas de corte e costura. O local de trabalho é o Centro Comunitário São Francisco, onde também são realizadas as aulas noturnas de alfabetização. Diariamente, elas se reúnem para produzir peças de artesanato, como, colchas de patchwork, e tratar de assuntos relacionados à mulher, filhos, saúde e profissionalização.
Essa não é a primeira encomenda do tipo. No final do ano passado, o Instituto Milenia fez um pedido de 1.2 mil bolsas ecológicas para distribuir entre os colaboradores da Milenia Agrociências nas festividades de final de ano. Maria Scopel, mãe de seis filhos, conta que o dinheiro ajudou na construção de uma sala e na aquisição de equipamentos para um ateliê de costura próprio. "Com essa nova encomenda, vou conseguir comprar tecidos para continuar investindo no meu negócio", comemora.
O projeto das sacolas ecológicas foi elaborado pelo Fórum Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (Dlis) e está sendo executado por intermédio da Coopacom. Assim como o Fórum e a Cooperativa, a profissionalização das costureiras integra as atividades sócio-ambientais promovidas pelo Instituto Milenia com apoio da Pastoral Social do Município.
REDE SOCIAL
A contratação das costureiras é um exemplo prático da rede social que vem sendo estimulada em Taquari pelo Instituto Milenia. A entidade, que tem por objetivo fomentar os projetos educacionais voltados à geração de renda por meio da divulgação e da contração de serviços, com essa iniciativa conseguiu interligar o Dlis, a Coopacom e o Projeto Semear.
(Por Néia Oliveira, ComunicaSul, texto recebido por E-mail, 02/06/2008)