A tempestade tropical "Arthur" tomou forma nas últimas horas no sudeste do México a partir dos remanescentes da depressão tropical "Alma", informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN). A entidade vinculada à Comissão Nacional de Água (Conagua) afirmou que existe um índice de periculosidade "moderado" em uma região que se estende do Cabo Catoche até Chetumal, localidade fronteiriça com Belize e, com que, como a anterior, faz parte do estado de Quintana Roo.
"Arthur" estava, às 13h (15h, em Brasília) a 50 quilômetros a sul-sudeste de Chetumal, capital de Quintana Roo, e a 315 a sul-sudoeste de Cozumel. A tempestade se desloca a uma velocidade de 13 km/h acompanhada de ventos de 65 km/h e seqüências de até 85 quilômetros.
A previsão para as 19h (21h, em Brasília) é que "Arthur" se aproxime da região mais ao leste da península de Iucatã, mesma que poderia atravessar amanhã atingindo, sobretudo os estados de Quintana Roo e Campeche. O SMN recomendou para a população de Chiapas, Tabasco, sul de Veracruz e de toda a península de Iucatã que permaneça atenta à evolução da tempestade diante da possibilidade de que haja chuva e ventos fortes e intensos, além de grandes ondas.
(Efe, Ultimo Segundo, 31/05/2008)