Pelo menos sete pessoas morreram neste sábado e outras 13 estão desaparecidas depois que uma avalanche de terra soterrou suas casas em Medellín, uma das principais cidades da Colômbia, em meio a uma forte onda de chuvas, informaram as autoridades. O prefeito de Medellín, Alonso Salazar, calculou que cerca de 20 casas ficaram soterradas no bairro de El Socorro, situado em uma das áreas mais pobres da cidade, localizada no noroeste da Colômbia.
'É um terreno frágil. Com os níveis de precipitação que tivemos nesses dias fica completamente úmido e se transforma em uma densa massa que pressiona para baixo', disse Salazar aos jornalistas. Com ajuda de cães treinados, os grupos encarregados do resgate continuam removendo os escombros em busca dos desaparecidos.
'Nessa hora eu estava dormindo quando uma parede da cozinha desabou e caiu em cima. Então, minha mãe me pegou e no desespero eu corri para puxar o meu pai', contou John Alexander Zapata, um dos sobreviventes do desmoronamento. Os mortos deste sábado se somam a outros 11 registrados pela Direção de Prevenção e Atenção de Desastres desde meados de março, quando começou a temporada de chuvas que já deixaram mais de 100 mil pessoas desabrigadas.
(Por Nelson Bocanegra, Reuters, Ultimo Segundo, 31/05/2008)