Petição na Internet contra projeto Porto Sul chega a 700 assinaturas
Online desde o dia 06 de maio, uma petição pública pedindo a paralisação do projeto Porto Sul, para construção de um mega porto e pólo industrial no litoral Sul da Bahia, já conta com 700 assinaturas. O argumento da petição é tão óbvio que parece surreal. Pede a "realização de estudos de impacto ambiental e a abertura de um grande debate entre a sociedade e as partes interessadas". Parece inacreditável que, para um projeto que prevê investimentos de R$ 5 bilhões, ainda seja necessária a mobilização civil para exigir o básico das autoridades. Confiram o texto do documento abaixo:
"Um grande crime ambiental está prestes a ser cometido no litoral baiano, sem divulgação, sem alarde. O governo baiano anunciou no início deste ano o Projeto Porto Sul, que inclui a construção de um porto internacional para escoamento de minério de ferro e um novo aeroporto no litoral entre Ilhéus e Itacaré – em plena Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada.
Esta região foi objeto de um estudo do New York Botanical Gardens e da CEPLAC (Centro de Pesquisa da Lavoura Cacaueira) que ali encontraram a floresta com maior biodiversidade do mundo – mais de 450 espécies arbóreas por hectare. Além de árvores, a região hospeda muitas espécies ameaçadas de extinção, como o macaco prego de peito amarelo, mutum do nordeste, e a preguiça de coleira.
Agora querem construir lá uma ferrovia, minérioduto, retroporto e aeroporto.
O receio dos ambientalistas é de que as áreas protegidas e a economia do turismo sejam comprometidas irreversivelmente pela nova lógica de povoamento da costa – o que inclui imensa área de beneficiamento de minério de ferro, similar ao que ocorre na Grande Vitória, propagando fuligem mineral em um raio de 30 Km. O mais grave: sem estudo de impactos ambiental, o governo decretou como utilidade pública área de 1780 hectares para minerioduto e retroporto.
O aeroporto consumiria mais 700 hectares em plena Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada, sobre remanescentes florestais e ao lado de povoados de pescadores artesanais, a exemplo Areias, Juerana e Ponta da Tulha.
Este projeto é um absurdo. Foi tudo feito na surdina e impactará uma das regiões mais bonitas do Brasil, sem falar do fato que a Mata Atlântica do Sul da Bahia é um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo.
Petição:Nós, abaixo assinados, conclamamos a imediata interrupção do Projeto Porto Sul no Município de Ilhéus, a realização de estudos de impacto ambiental e a abertura de um grande debate entre a sociedade e as partes interessadas para determinar se este projeto é realmente de interesse de toda a sociedade".
(Ambiente JÁ /
GoPetition, 29/05/2008)