A Aracruz Celulose inaugurou nesta sexta-feira as suas primeiras instalações no interior do Rio Grande do Sul. O escritório do Programa Produtor Florestal funcionará em Rio Pardo. A sede servirá de base para toda a equipe de silvicultura e colaboradores da empresa que atuam na região. No o futuro, o município abrigará um terminal fluvial de carregamento e transporte de madeira.
A expectativa é aumentar os contratos de fomento e somar, aproximadamente, 2 mil hectares anuais de plantio. O porto que será construído em Rio Pardo, orçado em R$ 21 milhões, faz parte do programa de expansão da Aracruz, que contempla investimentos de R$ 4,9 bilhões no Rio Grande do Sul com a construção de uma nova linha de produção de celulose, expansão de base florestal e implantação de um sistema de logística hidroviária.
O início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2009, com partida programada para 2011. Durante a instalação, deverão ser gerados cerca de 300 empregos. Serão abertos 90 postos de trabalhos diretos e cerca de 450 indiretos.
(Clic RBS, 30/05/2008)