Técnicos do setor de Operações de Emergência e da Agência Ambiental de Campinas atenderam a ocorrência, na madrugada de ontem
Técnicos do Setor de Operações de Emergência (EIPE) e da Agência Ambiental Unificada de Campinas, da CETESB, atenderam na madrugada e início da manhã da última quarta-feira (28/05) uma ocorrência com vazamento de ácido sulfúrico na altura do Km 88 da Rodovia dos Bandeirantes, sentido capital-interior, no município de Campinas.
Um caminhão da TJ Transportes, com 17,6 metros cúbicos de ácido sulfúrico, colidiu com outro caminhão, que transportava peças automotivas, o que ocasionou uma avaria na válvula de fundo, provocando o vazamento de todo o ácido. O produto percorreu o sistema de drenagem e atingiu o córrego Piçarrão. O ácido ficou contido em uma pequena parte do córrego, de classe IV, o que possibilitou aos técnicos a neutralização do produto. O ácido vazado na pista foi contido com o uso de cal.
Os técnicos vistoriaram o entorno do córrego e do local do acidente, contudo não constataram maiores danos. Também participaram dos trabalhos a SOS COTEC, empresa contratada pela transportadora em casos de acidente, Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento - SANASA, Defesa Civil e Polícia Rodoviária. Os trabalhos no local foram encerrados e a pista, liberada.
(Por Valéria Duarte, Ascom Cetesb, 30/05/2008)