Há cerca de um mês iniciavam-se as obras de saneamento promovidas pelo Departamento de Água e Esgoto de Bagé, na Malafaia, São Martins e São Domingos.
O projeto consiste na instalação de 10 Estações de Tratamento de Esgoto e 33 quilômetros de rede coletora de dejetos. Além desses trabalhos, o Daeb pretende entrar com um projeto na Câmara de Vereadores para isentar os moradores do pagamento de uma taxa cobrada para ligar as residências à nova rede de esgoto. Mais três bairros serão contemplados dentro de 15 dias: Mingote Paiva, Alcides Almeida e Vila Gaúcha.
Segundo a diretora de Projetos do Daeb, Nívea Fuchs, as obras custarão cerca de R$ 7,4 milhões e beneficiarão 16 mil habitantes.
Como andam?
Para ter uma real noção de como estão as obras, a reportagem do JM visitou o bairro São Domingos, um dos beneficiados com o projeto.
Para a aposentada Marina da Rosa, moradora do local, a situação piorou depois das reformas, já que, para instalar a rede de esgoto, houve a necessidade de abrir a rua. Freqüentadora assídua da reunião de moradores, foi lá que soube do projeto. “Nós queremos é cascalho. Em dia de chuva, fica horrível passar pela rua. O ônibus nem vem mais aqui porque atola”.
Porém, a visão do presidente do bairro é diferente. Neivaldo de Freitas foi quem reivindicou a instalação da rede através do Orçamento Participativo. Segundo ele, dentro de oito meses as obras estarão encerradas, beneficiando, assim, todos os moradores. “Não vai ficar mais aquele esgoto na frente das casas. Melhora tudo, inclusive a saúde, pois as crianças vão poder brincar na rua”, complementa.
O Daeb acredita que dentro de um ano todas as seis obras já estejam concluídas.
(Jornal Minuano, 30/05/2008)