Dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e pela 24ª vez a Prefeitura de Porto Alegre celebra a data com uma semana de atividades temáticas. Este ano a Semana do Meio Ambiente da capital gaúcha inicia na próxima segunda-feira (02/06) e vai até 09 de junho. Nesse período será lançado o Programa "Porto Visual Alegre", visando conscientizar as pessoas sobre a poluição visual.
Segundo Mônica Baldaus, coordenadora de eventos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), trata-se de um programa que em parceria com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Sindilojas, Fecomércio, Federasul, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Sindicato da Hotelaria e Gastronomia e Sindicato de Bares e Restaurantes, pretende regularizar as fachadas (letreiros) dos estabelecimentos comerciais. O lançamento do Programa ocorre no dia 3 de junho, às 10 horas, na Praça Piratini, bairro Azenha.
Nos outros dias da semana, ocorrerão outros eventos, com o tema geral de "Sustentabilidade Urbana", que será dividido em quatro subtemas: design de sistemas sustentáveis, construções sustentáveis, arborização urbana e educação ambiental. A programção completa é encontrada no
site da Prefeitura.
No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, haverá uma grande festividade no Parque da Harmonia com a presença da Governadora Yeda Crusius, representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e da Associação Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Internacional). Entre as ações, ocorrerá o "Projeto Árvore é Vida", que prevê o plantio simultâneo de mudas de árvores nativas em 496 Municípios do Rio Grande do Sul. "Queremos criar uma consciência política e ecológica e mobilizar as pessoas para o plantio e recuperar áreas desflorestadas e restaurar o ecossistema", explica Yara Blochtein, Presidente do Comitê do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da BPW Internacional.
De acordo com ela, comissões irão estabelecer e organizar ações e atividades relacionadas ao projeto, para engajar a população no plantio de árvores, no período e horário determinado simultâneo em todo estado e atingir o mega plantio "para alcançar a manutenção da biodiversidade e a responsabilidade com o Planeta". Ela conta ainda que o projeto continuará existindo para criar arvoredos nas empresas e locais públicos das cidades, continuando com ações para motivar pessoas a presentear árvores como homenagem a funcionários, familiares e amigos, em ocasiões especiais.
O projeto é feito em parceria com a SEMA e com as Prefeituras Municipais com os seguintes passos de implantação:- Área para preservação permanente deverá ser selecionada;
- Árvores serão plantadas em ruas, avenidas, ou áreas particulares de preservação, definidas por órgãos competentes;
- Um relatório anual dos eventos e ações ocorridos no período será enviado aos participantes do projeto para informá-los sobre o mesmo.
O grupo é responsável pelas árvores nos próximos 2 anos após o plantio. "Em 2009 teremos orgulho em mostrar o que realizamos juntos", explica Mônica Baldaus da SMAM. "É esperada uma mudança significativa na postura das pessoas em relação ao meio ambiente e qualidade de vida, aumento de áreas verdes e melhorar as mudanças climáticas".
O projeto "Árvore é Vida" foi apresentado na 16ª Sessão da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas, na sede da ONU em New York, no dia 6 de maio de 2008. A Secretaria Estadual (SEMA) foi procurada pela reportagem, mas não atendeu à procura. Para ela, as festividades do Meio Ambiente iniciaram dia 27 de maio, no Dia da Mata Atlântica e terminam no Dia do Meio Ambiente, 5 de junho. Outros órgãos da Prefeitura, como o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) disseram que não participarão de eventos da Semana do Meio Ambiente.
Dia do Meio AmbienteO dia 5 de junho é lembrado em todos os países como o dia mundial do meio ambiente, desde que a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, realizou a sua primeira conferência sobre o tema: a Conferência sobre o Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo. Na conferência, a ONU estabeleceu uma Declaração sobre o Ambiente Humano, com 26 princípios, e um Plano de Ações que deveriam orientar as atitudes humanas, as atividades econômicas e as políticas de forma a garantir maior proteção ambiental. A realização da Conferência da ONU foi motivada pelos problemas ambientais que ganhavam cada vez mais destaque nos anos 60.
(Reportagem de Luiza Oliveira Barbosa, Ambiente JÁ, 28/05/2008)