Quando falamos da Amazônia, não nos referimos apenas ao Estado do Amazonas, mas a região da floresta, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e grande parte dos estados do Maranhão e Mato Grosso. A parte brasileira constitui 60% da região amazônica que ainda integra Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
E porque a Amazônia é tão importante para o Brasil e para o planeta? Seria porque o maior rio do mundo, o Amazonas, cuja extensão é de cerca de 6.500 km cortando toda a floresta? Ou porque é lá que está localizado o ponto mais alto de todo o território brasileiro, o Pico da Neblina? Seria porque a região abriga a maior diversidade de fauna e flora do planeta, abrangendo uma superfície equivalente a mais de 30 países da Europa ? Ou porque possui a maior reserva mineral do planeta?
Além de tudo isso, a Amazônia abriga 20 milhões de habitantes e tem 50% do total de espécies catalogadas no mundo. E mais, toda vez que um pesquisador entra na Amazônia e quer achar uma nova espécie, encontra. As pessoas não se dão conta do grande potencial da maior floresta tropical do mundo, uma vez que a estabilidade climática do planeta depende dela.
A maioria das pessoas fala do meio ambiente como se este estivesse fora da gente, como se não fizéssemos parte dele. Mas isso não é verdade. Esta floresta, hoje, tem 17% do seu total desmatado, o que equivale a metade da Holanda.
Cada um pode dar a sua contribuição para salvar a Amazônia. E, muitas vezes, basta termos mais atenção ao nosso próprio consumo. Hoje, 64% da madeira que sai da Amazônia é consumida pelos brasileiros. Ou seja, nós estamos financiando a destruição da floresta.
Por isso, cada cidadão deve pedir o documento que garanta a origem da madeira que compra. Desta forma, estará contribuindo para a preservação da Amazônia. O documento ATPS (Autorização de Transporte de Produtos Florestais) é fornecido pelo Ibama e indica a legalidade daquela madeira. Se a sociedade exigir, os produtores terão que mudar. Afinal, a madeira é um recurso renovável, desde que seja explorada de forma sustentável.
Neste Dia do Meio Ambiente, deixo essa pequena reflexão sobre a Amazônia. Salvar a floresta é uma tarefa que compete a todos. Temos o dever de zelar o futuro do planeta e das próximas gerações.
(Por Haifa Madi, deputada estadual e coordenadora do PDT no Litoral Paulista, AL-SP, 29/05/2008)