Restauração da mata ciliar. Esta foi a pauta da reunião desta terça-feira, 27, na sede da Promotoria de Justiça da cidade, que discutiu o projeto que irá recuperar a mata ciliar do Rio Passo Fundo.
O trabalho, que está em sintonia com as ações do Ministério Público no programa de atuação integrada por bacias hidrográficas, tem como objetivo proteger o manancial, restabelecendo a vegetação junto às margens e em toda a sua extensão, inclusive junto à barragem.
A iniciativa é do promotor de Justiça de Nonoai, Marcelo Petry, e foi acolhida pelo promotor de Passo Fundo, Paulo Cirne. O trabalho abrangerá, ainda, as Promotorias de Erechim, Ronda Alta e São Valentim.
Neste primeiro encontro foram definidos diversos detalhes do projeto, como a obtenção de imagens de satélite da área a ser alvo do trabalho, levantamento dos municípios abrangidos, com estudo sobre o padrão de uso e ocupação do solo, entre outros dados. A finalidade é angariar informações sobre a realidade a ser enfrentada e também definir as formas de ação. Outra reunião já foi agendada para o dia 7 de julho.
Além dos Promotores de Justiça participaram da reunião representantes do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, Defap, do Ibama, da Polícia Ambiental, do Comitê de Gerenciamento de Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas, e das empresas Tractebel Energia, Neotropical e Monel-Monjolinho Energética.
(Por Alline Goulart, Agência de Notícias MP-RS, 29/05/2008)