O trabalho de seis pessoas resultou na retirada de cerca de 80 toneladas de lixo do rio Cachoeira em pouco mais de dois meses. Plásticos, vidros, móveis e eletrodomésticos foram retirados do rio.
O projeto é da Jet Bus, que deve operar o transporte aquático no Cachoeira e na baía da Babitonga a partir de 15 de junho. Ela tem o apoio de duas empresas de Joinville. Dois barcos são utilizados na tarefa. O material é coletado em redes e tem a destinação correta.
Segundo o sócio-proprietário da Jet Bus, Fernão Sérgio de Oliveira, a proposta é fazer com que os joinvilenses tenham uma nova visão do rio, com mais consciência ambiental.
A missão diária de Fidélis Brekenenbrock e de outros cinco funcionários é estender as redes, recolher os entulhos e colocá-los na caçamba, que leva tudo para o aterro sanitário.
O próximo passo, de acordo com Oliveira, é constituir uma organização não-governamental que gerencie e sistematize a limpeza. A idéia é destinar uma pequena parte do valor da passagem do barco para essa instituição, que poderá começar a funcionar em um mês.
(
A Notícia/Joinville, 30/05/2008)