Escritório na cidade se constitui no primeiro fora da base em Guaíba
A Aracruz Celulose inaugura hoje em Rio Pardo o primeiro escritório fora da base em Guaíba. A empresa fixará sua estrutura na Rua Almirante Alexandrino, 1.118, próximo ao Museu Barão de Santo Ângelo. Este é o início do processo de concretização da chegada da empresa, que investirá US$ 21 milhões na obra do porto hidroviário no município.
A cerimônia de inauguração do escritório se inicia às 10 horas com a presença de diversas lideranças locais, estaduais e federais. Ao meio-dia a Aracruz receberá seus convidados no Clube Literário para um almoço comemorativo.
O escritório da empresa no município é uma forma de aproximar o pequeno e o médio produtor do município e da região, que não precisará deslocar-se até a sede em Guaíba. Segundo o gerente regional Florestal da Aracruz, Renato Alfonso Rostirolla, Rio Pardo será um ponto muito importante dentro do trabalho que a empresa está fazendo no Rio Grande do Sul, principalmente com a construção do porto hidroviário na cidade.
Luiz Carlos Polipo será o coordenador de Fomentos da sede rio-pardense que, juntamente com técnicos e engenheiros, fará o trabalho de incentivar e informar o produtor florestal acerca dos benefícios do plantio de eucalipto para a produção de celulose branqueada.
O prefeito Joni Lisboa da Rocha afirma que a chegada definitiva da Aracruz marca o início de um grande momento para o município, de crescimento e melhorias em todos os setores.
Produtor Florestal
Criado em 1990, o Programa Produtor Florestal da Aracruz já vem sendo trabalhado em Rio Pardo. Atualmente ele abrange cerca de 4 mil contratos e alcança mais de 160 municípios, sendo 71 do Espírito Santo, 39 de Minas Gerais, 14 da Bahia, 29 do Rio Grande do Sul e 8 do Rio de Janeiro. Conta com cerca de 96 mil hectares contratados, dos quais quase 90 mil hectares já plantados com eucalipto, com a área média por contrato de 25 hectares.
(Gazeta do Sul, 30/05/2008)