O Colégio Marista São Luís promove na manhã de hoje uma palestra que terá como tema o uso de embalagens oxi-biodegradáveis, chamadas de sacolas ecológicas. O evento está marcado para as 10 horas, na Sala Champagnat do educandário, e contará com a presença de especialistas da área. O evento é voltado a empresários, trabalhadores do comércio e comunidade em geral. A entrada é gratuita.
No ano passado o Colégio São Luís arrecadou assinaturas com a intenção de instituir em Santa Cruz um projeto de lei que obrigue o uso de sacolas oxi-biodegradáveis no município. A campanha obteve mais de 4 mil assinaturas e o projeto atualmente está sendo apreciado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As embalagens são feitas em material que se decompõe em 18 meses, enquanto o tradicional leva até 400 anos.
Projeto semelhante foi aprovado em Belo Horizonte no início deste ano, mas além de custar 10% a mais, os sacos oxi-biodegradáveis ainda não são unanimidade entre especialistas. A preocupação é baseada na forma de desintegração do produto, em milhares de pequenas partículas, o que poderia contaminar rios e plantas com mais facilidade.
(Gazeta do Sul, 30/05/2008)