Dois municípios do Planalto Norte ocupam as incômodas posições de líderes do desmatamento em Santa Catarina, Estado que foi apontado como campeão da devastação no país. Os números foram divulgados terça-feira pela organização não-governamental SOS Mata Atlântica.
Em Mafra foram desmatados 1.735 hectares, seguido da vizinha cidade de Itaiópolis, que suprimiu 1.076 hectares. Cada hectare corresponde a cerca de um campo de futebol.
Adilson Sperfeld, comandante da Polícia Ambiental, explicou que os pontos onde foram detectados os desmatamentos são de difícil acesso. Além disso, observou, o extrativismo da madeira utilizada em empresas madeireiras faz com que o processo seja cada vez mais acelerado. Por outro lado, para combater o desmatamento, destaca que a participação da comunidade é importante, por meio de denúncias.
- A denúncia anônima é um dos nossos maiores trunfos - destacou.
Sobrevôos e imagens de satélite nas áreas também podem localizar e colaborar nas vistorias feitas por equipes de terra. Com o uso da tecnologia, os proprietários das áreas são identificados e autuados. Muitos casos também são detectados durante as ações de fiscalização.
(
Diário Catarinense/Mafra/Itaiópolis, 30/05/2008)