Apesar das últimas chuvas, que chegaram a atingir 65 milímetros, as três barragens de Bagé continuam com os níveis baixos. A barragem da Sanga Rasa está com 9,6 metros abaixo do normal. A do Piraí, 6,2 metros aquém da normalidade, e a Emergencial continua 25 centímetros abaixo do normal.
A diretora do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb), Estefanía Damboriarena, anunciou que existe a possibilidade de aumento no período de racionamento caso a situação se agrave. Atualmente, o município está dividido em dois grupos que ficam sem abastecimento de água durante 12 horas diárias.
Combate à estiagem
O prefeito Luiz Fernando Mainardi e a diretora do Daeb, Estefanía Damboriarena, receberam o chefe da Casa Militar do Governo do Estado, coronel Edson Ferreira Alves, na última quarta-feira. O oficial esteve na cidade para realizar uma avaliação da situação da estiagem no município, ao visitar as barragens locais.
Na oportunidade, o prefeito apresentou as ações implementadas pelo Executivo frente à histórica escassez de água. Mainardi citou a instalação de hidrômetros, substituição de redes antigas e colocação de caixas d'água em casas da periferia. Ele ressaltou ainda que espera para os próximos dias a definição final sobre a construção da nova barragem.
(Por Taline Schneider, Diário Popular, 30/05/2008)