O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) considerou "uma falácia" a afirmação de que a produção de biocombustíveis é a principal culpada pela alta de preços dos alimentos. Em discurso nesta quinta-feira (29/05), em que analisou o atual cenário mundial de alta dos preços dos produtos agrícolas, o senador disse que os produtos com aumentos mais expressivos seriam o trigo, o milho e o arroz.
- Ao que tudo indica, os países ricos tentam, de forma simplista, achar um bode expiatório para um problema complexo, que envolve diversas variáveis - avaliou.
O senador citou dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) segundo os quais os preços dos alimentos subiram 35% em 2007 e, em 2008, já aumentaram mais de 60%. As causas dessa alta, conforme o senador, podem ser encontradas em fatores como o crescimento demográfico e o desenvolvimento econômico dos países em desenvolvimento (China e Índia principalmente); queda dos estoques mundiais de alimentos (devida em grande parte a secas e enchentes) e o contínuo aumento nos custos da energia, transporte e fertilizantes (ocasionado pela elevação do preço do petróleo).
- O argumento de que a produção de biocombustíveis é a responsável pela alta dos preços agrícolas não oferece a mínima resistência aos fatos. Trata-se de um argumento falso, lançado aos quatro ventos, de modo irresponsável, pelos países que não querem ver o sucesso dos biocombustíveis - afirmou.
Em apartes, os senadores Heráclito Fortes (DEM-PI), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Adelmir Santana (DEM-DF) elogiaram o pronunciamento do colega. Mão Santa (PMDB-PI), presidindo a sessão plenária, também elogiou a qualidade do discurso de João Vicente Claudino.
(Por Augusto Castro, Agência Senado, 29/05/2008)