Na Semana Nacional do Alimento Orgânico, que se estende até amanhã em Pelotas, os grupos de produtores assessorados pelo Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), aproveitam o espaço das feiras realizadas em vários pontos do município para divulgar os benefícios e incentivar o consumo dos produtos orgânicos. Na Feira Ecológica do Entardecer, que ocorre sempre às quintas-feiras, no largo do Mercado Público, das 15h às 19h, participam grupos de Pelotas (da Colônia Francesa, Monte Bonito e Gama), Arroio do Padre e Morro Redondo.
O produtor Orlando Wickboldt, de Arroio do Padre, produz alimentos orgânicos desde 1995, atividade que dividiu com a cultura do fumo até 2001. Hoje, a produção na propriedade está voltada exclusivamente aos alimentos orgânicos e segundo ele, uma excelente fonte de renda. “É um trabalho que exige muita dedicação”, diz. Para evitar os atravessadores e obter renda 20% maior com os produtos, ele vende diretamente ao consumidor, na Feira do Entardecer às quintas e aos sábados, na avenida Dom Joaquim. Além disso, fornece para a Cooperativa Sul Ecológica.
Hoje já é possível encontrar todos os tipos de frutas, legumes, verduras e até temperos orgânicos. A consumidora Rosalina Fernandes substituiu há mais de dez anos os produtos convencionais pelos orgânicos na alimentação da família e não se arrepende. “Criei meus dois filhos praticamente com produtos orgânicos. Além de estar livre de agrotóxicos, se nota a diferença no sabor mais puro dos alimentos”.
O Capa, Arpa-Sul e Sul Ecológica elaboraram material contendo os benefícios dos orgânicos e com um roteiro dos locais em que podem ser adquiridos em Pelotas, São Lourenço do Sul e Morro Redondo. Através de vídeo, os consumidores conhecem ainda, a forma de produção desses alimentos e a realidade da agricultura familiar. Hoje, ocorre feira especial, na sede da Embrapa Clima Temperado.
Curiosidades sobre os orgânicos:
- É possível encontrar verduras, legumes, frutas, óleos, carnes, ovos e até cervejas e vinhos orgânicos.
- Estudos feitos nos Estados Unidos revelam que os orgânicos apresentam a mais em relação aos alimentos convencionais, em média, 63% de cálcio, 73% de ferro, 118% de magnésio, 178% molibdênio, 91% de fósforo, 125% de potássio e 60% de zinco.
- Os orgânicos de origem animal têm como principal vantagem ausência de resíduos de produtos químicos pois os animais têm alimentação orgânica.
- No cultivo estão proibidos agrotóxicos sintéticos, adubos químicos e sementes transgênicas.
(Por Luciara Schneid, Diário Popular, 30/05/2008)