A Fundação SOS Mata Atlântica está preparando um documento que trará sugestões de ações na área ambiental que candidatos a prefeito ou vereador poderão desenvolver durante seu mandato caso sejam eleitos. A versão final do documento deve ser lançada em julho.
A idéia, segundo explica a ONG, é que a Plataforma Ambiental aos Municípios sirva como base para que a população cobre dos representantes locais maior compromisso com o meio ambiente. As propostas foram desenvolvidas em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados.
"Até a eleição passada, a SOS apresentava uma proposta ao candidato e, por mais que ele achasse legal, dizia ser importante salvar o planeta, ele dizia que ia fazer e não fazia nada. Desta vez faremos diferente, o eleitor poderá cobrar que seu candidato cumpra", afirma Mario Mantovani, diretor da SOS Mata Atlântica.
Ele explica que o site da organização terá um espaço para que o eleitor registre o compromisso de seu candidato ao lado de cada proposta. "O ideal é que o candidato não seja ambientalista, mas que tenha aspectos ambientais em seu mandato", diz Mantovani.
São Paulo - A Fundação também desenvolveu uma plataforma específica para a cidade de São Paulo. Para isso, contou com a ajuda de voluntários que desenvolveram um conjunto de idéias de acordo com alguns temas, como o rio Tietê, poluição do ar e trânsito.
O projeto Plataforma Ambiental será apresentado no evento Viva a Mata, que a ONG organiza a partir de sexta-feira (30) no parque Ibirapuera, em São Paulo. Para Mantovani, será uma boa oportunidade para que pré-candidatos possam conhecer o projeto e analisar que tipo de proposta pode ser aplicável em seu município.
A base do documento deve ser colocada no site da SOS Mata Atlântica já a partir da semana próxima semana.
(Folha Online,
Ambiente Brasil, 30/05/2008)