A primeira tempestade tropical da temporada de furacões no Pacífico --chamada de Alma-- se formou nesta quinta-feira próxima à Nicarágua e avança em direção ao norte da América Central, causando inundações e destruição em comunidades da costa leste da Costa Rica. Em conseqüência da tempestade, a Comissão Nacional de Emergências da Costa Rica (CNE) declarou alerta vermelho para a costa do Pacífico, devido às fortes chuvas que já provocam a inundação de diversos pontos da região.
O último boletim da CNE indica que a tempestade atingiu 17 comunidades do país, e destruiu 8 casas. A tempestade se desloca a uma velocidade de 10 km/h e nas próximas horas pode ingressar no território da República das Honduras, anunciou o Serviço Meteorológico Nacional de Honduras (SMN).
Segundo o SMN, a tempestade poderia ingressar em Honduras ainda esta noite, pelo golfo de Fonseca, que o país compartilha com a Nicarágua e El Salvador. A depressão tropical que havia surgido na quarta-feira ganhou força nas últimas horas, transformando-se na primeira tempestade tropical da temporada de furacões do Pacífico.
Os ventos máximos da tempestade Alma podem alcançar 70 km/h, com rajadas de até 90 km/h. Um porta-voz do SMN disse à imprensa que "há poucas possibilidades" da tempestade se transformar em furacão, pois deve perder força quando atingir os países da América Central.
(Folha Online, 30/05/2008)