Com o tema "Mudanças climáticas na perspectiva da sustentabilidade", Gravataí realizará sua 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. A programação começa nesta sexta-feira (30), às 19h, no Teatro do Sesc (rua Anápio Gomes, 1241, Centro). Logo após a cerimônia de abertura, com pronunciamento do prefeito Sérgio Stasinski e do representante do Ministério do Meio Ambiente, Leandro Signor, acontece a palestra de Alexandre Amaral de Aguiar, da MetSul Meteorologia.
As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, pela internet até esta sexta-feira, ao meio-dia. Depois disso, no local, a partir das 18h..
Temas
A programação da 2ª Conferência de Meio Ambiente será desdobrada em quatro eixos temáticos. Antes das discussões, na manhã do sábado (31), Jéferson Pereira, do Ministério do Meio Ambiente, fará um relato sobre a Conferência Nacional, ocorrida no início de maio. Além disso, vai destacar os aspectos socioambientais do evento.
O eixo temático I vai abordar a questão do desenvolvimento econômico e sócio-ambiental. O geólogo Sérgio Cardoso, presidente do Corede Delta do Jacuí, vai atuar como facilitador nas discussões e apresentação de propostas. O eixo II, planejamento urbano e zona de expansão, contará com o apoio de Maria Julia Ruas e Karina Petry, assessoras da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento.
O eixo temático III prevê a discussão em torno dos recursos hídricos, sua otimização e utilização. Ada Piccoli, do Comitê de Recursos Hídricos, vai atuar como facilitadora. E o eixo IV, educação e cidadania ambiental e Agenda 21, será com a bióloga Simone Poletto, coordenadora do curso de Biologia, da Ulbra Gravataí.
Participação
O coordenador da Conferência, Maurício Colombo, diretor técnico da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), reitera a importância de os segmentos sociais atuarem de forma a envolver suas representações no evento. Na conferência realizada em 2006, mais de 700 pessoas se inscreveram e em torno de 500 participaram efetivamente na elaboração das proposições.
Até a tarde desta quarta-feira (28), em torno de 400 pessoas já haviam confirmado presença. A realização da Conferência é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Fundação Municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Uma série de instituições colaborou na organização do evento.
(Prefeitura de Gravataí, 29/05/2008)