Painel fica exposto até amanhã na agência do Sicredi
Encantado - Nem só de gastronomia é feita a Suinofest, que neste ano chega à sétima edição. A produção rural aliada a uma relação respeitosa com o planeta é o foco do 4º Seminário Sul-Brasileiro de Agricultura Sustentável, realizado paralelamente ao evento. Além de incentivar o empreendedorismo rural, o objetivo é oferecer ferramentas para a gestão da pequena propriedade, reforçando sua rentabilidade e apresentando alternativas para agregar renda. As palestras serão realizadas no Auditório Brasil do Centro Administrativo Municipal entre os dias 5 e 7 de junho.
Mesmo sem ter um tema específico, diferentemente do que ocorreu em anos anteriores, o seminário mantém sua proposta de discutir a rentabilidade da produção sem perder de vista a sustentabilidade. "O principal resultado da edição anterior foi que tivemos um fórum de debates em cima do que poderia ser implantado", explica a professora Mauren Porciúncula, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), uma das entidades promotoras. De acordo com ela, a programação deste ano inclui uma rota turística no dia 7, fruto de sugestões dadas por estudantes da Uergs. O público-alvo, segundo a professora, é formado principalmente por produtores rurais e todos os setores relacionados à produção e ao agronegócio.
As alternativas para o desenvolvimento da pequena propriedade vão ser abordadas pelo presidente da Emater/RS-Ascar, Mário Ribas do Nascimento, que confirmou presença no seminário. O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Elton Weber, irá falar sobre gestão, rentabilidade e sustentabilidade na agricultura familar. Já o superintendente da Cooperativa de Suinocultores de Encantado (Cosuel), Carlos Alberto de Figueiredo e Freitas, terá como tema de sua palestra o Modelo Cosuel para a pequena propriedade. Soluções ecologicamente corretas para fruticultura, extração de mel e floricultura ganharão espaço durante o evento. O 4º Seminário Sul-Brasileiro de Agricultura Sustentável é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Uergs, prefeitura e Emater/RS-Ascar municipal.
Exposição mostra curiosidades da Mata Atlântica
Estrela - Uma parceria entre a Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Emater/RS-Ascar e 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar trouxe ao município a exposição itinerante sobre o Bioma Mata Atlântica.
A atração é em comemoração ao Dia da Mata Atlântica, transcorrido na terça-feira. A Mata Atlântica é o bioma presente, total ou parcialmente, em mais de 3,4 mil municípios de 17 estados brasileiros, inclusive o Rio Grande do Sul.
Segundo o biólogo Émerson Musskopf, as formações florestais associadas à Mata Atlântica formam o mais importante bioma brasileiro, sob o ponto de vista da riqueza biológica. "O número de espécies por quilômetro quadrado é um dos maiores do planeta. Fato que, além do aspecto conservacionista, é importante na questão econômica, pois ainda podem ser descobertas muitas espécies de interesses farmacêutico e industrial", enfatiza.
O Painel Informativo estará exposto no Sicredi agência Centro de Estrela até amanhã. Já na Semana do Meio Ambiente, que começa segunda-feira, estará exposto na Soges, onde ocorrem palestras e eventos diversos.
(O Informativo do Vale, 29/05/2008)