As Comissões de Saúde e do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembléia Legislativa de Minas Gerais promovem audiência pública conjunta nesta quinta-feira (29/05), às 9h, em Ipatinga. O objetivo do evento, que acontecerá na Câmara Municipal, é debater a situação da saúde pública na Região Metropolitana do Vale do Aço e as condições de trabalho dos funcionários da área.
O requerimento para a audiência é da deputada Rosângela Reis (PV), presidente da Comissão do Trabalho. A parlamentar acredita que o encontro poderá contribuir para a atuação conjunta dos 33 municípios do Vale do Aço em torno de problemas comuns e que têm, ainda segundo ela, recebido atenção do Governo do Estado. "Hoje, apenas um terço dos municípios da região têm plano municipal de saúde, e o número de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) é muito pequeno. O Estado tem investido, mas os municípios também precisam contribuir", assinalou.
Entre os problemas que devem ser discutidos na audiência estão os gargalos no sistema de saúde, dos quais se destaca a carência de leitos de UTI e de internação. Essa deficiência resulta na migração de pacientes para Belo Horizonte, na avaliação de Rosângela Reis. Também está em pauta o enfrentamento dos possíveis impactos da expansão prevista de parques industriais de grandes empresas da região, como Usiminas e Cenibra.
Convidados
Foram convidados para a audiência pública o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana; o superintendente regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Anchieta Pogialli; o presidente e o membro do Conselho Regional de Medicina, respectivamente Hermann Tiesenhausen e José Torres Alves; o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, Saulo Coelho; o diretor executivo do Hospital Márcio Cunha (Ipatinga), Ronaldo Monteiro de Souza; e secretários municipais de saúde.
(Ascom AL-MG, 28/05/2008)