Até o final deste ano será implantado em Sinop (MT) o Instituto Histórico e Geográfico. A confirmação foi feita pelo Secretário de Estado de Cultura Paulo Pitaluga, durante reunião com o deputado estadual Dilceu Dal’Bosco, autor da indicação.
Segundo Pitaluga, a homologação deverá acontecer entre os meses de julho e agosto, quando ele irá à Sinop para discutir com o setor educacional e cultural os arquivos existentes desde a fundação do município, como fotos, primeiros impressos, depoimento de pioneiros, documentação cartográfica, entre outros.
Paulo Pitaluga, que é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, a mais antiga instituição cultural do Estado, ressaltou que a principal meta do Instituto é expandir-se para todos os municípios, em especial os novos.
“A preservação precisa começar agora, enquanto a história da criação e fundação de Sinop ainda está viva na memória dos pioneiros. Temos que aproveitar a herança fantástica deixada pelo colonizador Ênio Pepino”, disse.
Dilceu Dal’Bosco defendeu que, somente com a preservação do patrimônio cultural e a memória histórica do município as novas gerações poderão compreender o presente e orientar-se no futuro.
“Em apenas 29 anos de emancipação Sinop sofreu várias mudanças estruturais. As atividades extrativistas que deram origem ao município, apesar de se manterem, têm dado lugar atividades rurais, como exemplo a produção de soja, e as futuras gerações precisam acompanhar essas transformações”, defendeu.
Durante a viagem à Sinop o secretário de cultura também pretende realizar o tombamento de alguns prédios que fazem parte da história do município.
(Por Raphaella Padilha, Secretaria de Comunicação AL-MT, 28/05/2008)