O chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Edson Ferreira Alves, esteve nessa quarta-feira em Bagé para tratar da situação de emergência, decretada pelo prefeito Luiz Fernando Mainardi em 9 deste mês devido à exaustão dos recursos hídricos que abastecem o município. O coronel ouviu explanação técnica da direção do Departamento de Água e Esgotos (Daeb) sobre o sistema de reserva e captação de água da cidade. Também visitou as barragens Sanga Rasa, Piray e Emergencial.
O prefeito recebeu a informação de que o decreto de situação de emergência no município foi homologado. Na próxima semana, o coordenador da Defesa Civil do Estado irá a Brasília para comunicar a Secretaria Nacional da Defesa Civil sobre o drama vivido pela população de Bagé pela segunda vez em um ano. A cidade foi dividida em duas áreas e cada uma é abastecida apenas durante 12 horas por dia.
O racionamento anterior durou de dezembro de 2005 a junho de 2007. Mesmo com a chuva de 65 milímetros registrada na região, a situação das barragens de Bagé continuava inalterada nessa quarta-feira, apenas com o acréscimo de alguns milímetros em seus níveis. Após a descida das águas das encostas das barragens, será feita uma nova medição para definir se será mantido ou não o atual sistema de racionamento.
(Correio do Povo, 28/05/20008)