Além de palestras, evento contará com oficinas e exibição de vídeos
São Leopoldo - A realidade sócio-ambiental da China em contraste com a superpotência econômica que tem um crescimento de 9% ao ano foi o tema da palestra do mestre e doutor em Ecologia, Genebaldo Freire, professor titular da Universidade Católica de Brasília, na abertura do 1º Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-pescador na manhã da última terça-feira.
Freire relatou as experiências observadas no país e, sob os olhares atentos dos participantes que praticamente lotaram o auditório da Antiga Sede da Unisinos, demonstrou por imagens a situação caótica e preocupante do país com relação ao meio-ambiente. “Apesar do crescimento industrial e econômico, a China esconde uma dura realidade de degradação ambiental. A população bebe água contaminada por dejetos humanos e materiais pesados, mesmo a água barrenta do Nordeste brasileiro não se compara com a consumida na China’’, salientou, informando ainda que 85% dos rios da China não possuem peixes.
Ainda no período da manhã, ocorreu o primeiro painel do encontro, Situação Atual da Educação Ambiental, com a participação de Terezinha Guerra, da UFRGS e Antônio Guerra, da Univali-REASul. O 1.º Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-pescador segue nesta quarta e quinta-feira na Antiga Sede da Unisinos. Para esta quarta, estão marcados os debates Refletindo a Educação Ambiental Através de Expressões Culturais e Formação de Educadores Ambientais. O evento contará ainda com oficinas e exibição de vídeos comentados.
(Jornal VS, 28/05/2008)