A partir de 1º de junho, companhia assume trabalho antes realizado pela Semap
Novo Hamburgo - A partir do dia 1º de junho, a Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, passa a oferecer mais um serviço: a aprovação de projetos hidrossanitários, trabalho que antes era feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Semap). Inicialmente a Comusa irá aprovar projetos residenciais multifamiliares (edifícios), comerciais e industriais, e, a partir do ano que vem, projetos residenciais unifamiliares (residências). Atualmente, a Comusa já aprova os projetos hidrossanitários de condomínios horizontais e loteamentos.
Para solicitar a aprovação de projetos hidrossanitários e a vistoria das instalações hidrossanitárias, o profissional (engenheiro ou arquiteto) deverá encaminhar uma solicitação de aprovação no protocolo da Comusa (Rua Joaquim Nabuco, 1074, Centro). No site da Comusa há um "Manual de Instalações Hidrossanitárias da Comusa", com informações sobre a documentação necessária para essas solicitações.
Os projetos hidrossanitários são necessários para a construção de imóveis, pois localiza as redes de abastecimento de água e de recolhimento de esgoto. Segundo o diretor-presidente Renato Pilger, ao analisar esses projetos, a Comusa irá se preocupar com a entrada e a saída da água. "Iremos observar as ligações, do esgotamento pluvial e cloacal da construção, com os coletores públicos."
(Jornal NH, 28/05/2008)