O senador Mário Couto (PSDB-PA) protestou contra "a forma aterrorizante com que a Operação Arco de Fogo se expande" no Pará. A operação, um esforço de fiscalização contra madeireiras irregulares, é realizada Polícia Federal e pelo Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ressalvando ser a favor da fiscalização e contra o desmatamento irregular, o senador afirmou, entretanto, não ser possível aceitar operações violentas com "caráter especificamente político".
- Não podemos aceitar operações que destruam a economia do Estado do Pará, deixando desempregados milhares de pessoas. É o que está acontecendo nas cidades de Tailândia, Paragominas e, agora, em Altamira - afirmou o parlamentar.
Para o representante paraense, "o governo põe todo mundo no mesmo saco", tanto os madeireiros criminosos como os sérios, punindo todos "com a mesma dose de violência". Ele criticou a postura da governadora Ana Júlia Carepa que, mesmo sendo do partido do presidente da República, "assiste a tudo isso pacificamente, sem tomar qualquer providência". Por fim, indagou sobre a política do governo para preservar a floresta sem gerar desemprego, miséria e violência.
(Por José Paulo Tupynambá, Agência Senado, 28/05/2008)