Acontece de 26 e 31 de maio a IV Semana do Alimento Orgânico, com atividades previstas para diversas localidades do estado. Estão programadas ações em escolas, cooperativas, universidades, lojas, restaurantes, feiras e supermercados através de parcerias para a realização de palestras, degustações, distribuição de material promocional e brindes, hora do conto, oficinas de leitura, oficina de plantio de mudas em jardinagem produtiva, dentre outras atividades.
Claudia Wolff, representante da Fepam na Comissão da Produção Orgânica no Estado do Rio Grande do Sul (CPORG-RS) lembra que o principal destaque é o aniversário de um ano da Quarta-feira Orgânica, feira que acontece todas as quartas na sede da Superintendência Federal de Agricultura do Estado (Av. Loureiro da Silva, 515).
Na sexta-feira (30) a ARPASUL- / Coop. SULECOLÓGICA / EMBRAPA irá apresentar em Pelotas um vídeo, ressaltando a importância do alimento orgânico, relação de produção com o meio ambiente, imagens de produção e falas de técnicos agricultores e consumidores. Também haverá distribuição de folder com a pirâmide da alimentação orgânica. No mesmo dia em Torres outro vídeo, relacionando o consumo de alimentos orgânicos com a preservação ambiental, será exibido na Casa da Economia Solidária (Av. José Bonifácio, 107)
No sábado pela manhã acontece o lançamento da Campanha "Dia sem sacola plástica" e oficina de alimentação orgânica e integral na Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), na primeira quadra da José Bonifácio.
Os alimentos orgânicos são produzidos no sistema chamado de Agricultura Orgânica, tecnicamente viável, ecologicamente correto e socialmente justo, o qual respeita o meio ambiente, incluindo a biodiversidade e a saúde do solo e das águas e também considera questões sociais. Além disso, exclui fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, drogas veterinárias, irradiações, sementes e animais transgênicos.
(Sema, 28/05/2008)