Durante café da manhã nesta quarta-feira (28/05) com a Comissão Mista do Prêmio Responsabilidade Social e a imprensa, o presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB), lançou a 9ª edição do Prêmio, que visa estimular ações de responsabilidade social e preservação do meio ambiente. Ele salientou o papel do Parlamento para estimular a iniciativa privada a realizar ações de responsabilidade social.
Moreira desafiou as entidades parceiras da Comissão Mista a avançar ainda mais no aperfeiçoamento do Prêmio, combinando responsabilidade social com responsabilidade fiscal. "Nas próximas edições, é importante pré-qualificar as empresas para que elas invistam em responsabilidade social e possam se desonerar com incentivo fiscal", afirmou Moreira, acrescentando que seria adequada uma fórmula com esse perfil, uma vez que "as empresas estariam fazendo aquilo que o Estado arrecadando impostos não faz". Participaram do lançamento os representantes de entidades da sociedade na Comissão Mista, o deputado Cassiá Carpes (PTB), o superintendente Geral da AL, Armenio de Oliveira dos Santos, o superintendente de Comunicação Social, Carlos Bastos, e o diretor do Departamento de Relações Institucionais da AL(DRI), Décio Duarte.
O coordenador geral da Comissão Mista, Guilherme Guaragna, representante da Federasul na Comissão, acolheu a sugestão, comentando que hoje o Prêmio não vincula ações de responsabilidade social com incentivo fiscal, mas que essa perspectiva pode ser adotada no processo de aperfeiçoamento do Prêmio. "Podemos trabalhar a adesão do Prêmio às leis de incentivo", prometeu.
Guaragna fez a apresentação do edital 2008 do Prêmio à imprensa e destacou a criação de categoria específica para os municípios participarem. "Isto é um incentivo às prefeituras, pois entendemos que é fundamental avaliar a qualidade do gasto social, assim como criar uma cultura de responsabilidade social em todos os setores.
O coordenador geral da Comissão assinalou, além da categoria Ensino Profissionalizante, também a adoção de um tema norteador no Prêmio, desde o ano passado, quando foi escolhido o planejamento familiar. "Nesta edição de 2008 adotamos como tema projetos de sustentabilidade, mas o planejamento familiar continuará ainda por mais duas edições", disse. Guaragna explicou que os temas norteadores poderão ser focalizados por períodos maiores que apenas um ano, justamente para provocar a continuidade dos projetos que respondem a demandas importantes da sociedade.
O coordenador executivo do Prêmio na Assembléia Legislativa, Joélio Petro, detalhou as modificações do edital 2008 que estará disponível no site do Legislativo na Internet a partir de segunda-feira (02/06). Petró esclareceu que as alterações inseridas no edital buscam qualificar ainda mais os critérios de certificação das empresas e organizações Ele assinalou que uma das modificações diz respeito ao preenchimento, obrigatório em todas as categorias, de questionário com dados qualitativos sobre o Relatório de Responsabilidade Social.
(Por Luiz Carlos Barbosa, Agência de Notícias AL-RS, 28/05/2008)