Os parlamentares que integram a Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais, presidida pelo deputado Rossano Gonçalves (PDT), aprovaram a realização de audiência pública para discutir as águas binacionais existentes entre o Brasil e o Uruguai, em especial a Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim. "A Comissão busca se inserir nos assuntos pertinentes ao Rio Grande do Sul e à nossa relação com o Mercosul", lembrou Rossano.
"Essa proposta vem ao encontro disso, não podemos tratar das questões ambientais de forma isolada por sua complexidade, mas temos que estar próximos e participantes em uma ação ligada ao Dia Mundial do Meio Ambiente", acrescentou. A reunião ordinária aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (28/05), na Sala Maurício Cardoso.
O requerimento de autoria de Lélio Luzardi Falcão, diretor de Meio Ambiente da Força Sindical e presidente da Força Verde, sugere que a audiência ocorra em Pelotas, durante a Semana do Meio Ambiente que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima quinta-feira (05/06).
Serão chamados a participar representantes dos Ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional e do Itamaraty, além das Secretarias de Estado do Meio Ambiente, do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, e do Planejamento e Gestão, universidades e federações de empresários. Também estão na lista de convidados a superintendência do Porto de Rio Grande e a Comissão Mista da Lagoa Mirim Brasil-Uruguai. A data da reunião ainda será definida, mas provavelmente acontecerá no próprio dia 5.
Também participaram do encontro desta manhã os deputados Ivar Pavan (PT), Nélson Härter (PMDB), Raul Pont (PT), Gilberto Capoani (PMDB), Cassiá Carpes (PTB), Silvana Covatti (PP) e Paulo Azeredo (PDT).
(Por Vanessa Lopez, Agência de Notícias AL-RS, 28/05/2008)