Nesta quinta-feira (29) acontece o Encontro de Formação do Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC), entre 9h e 17h, no auditório da Emater (Rua Botafogo, 1051), em Porto Alegre.
A atividade faz parte da programação da Semana Estadual do Meio Ambiente, que iniciou em 27 de maio e segue até 05 de junho.
O PEAC é conduzido pelas Secretarias Estaduais do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (SE) e conta com 25 entidades parceiras. O Encontro tem como público-alvo a equipe de coordenação do Programa, executores, co-executores e apoiadores.
A abertura contará com a participação de representantes das secretarias estaduais do Meio Ambiente, da Educação e da Agricultura e do presidente da Emater-RS, Mário Augusto Ribas Nascimento.
A seguir, a Emater-RS falará sobre a educação ambiental na extensão rural. Depois, as coordenadoras geral e pedagógica do PEAC, respectivamente Lílian Zenker (Sema) e Hilda Liana Dihel (SE), apresentarão a dinâmica do Programa, que é realizado, basicamente, por meio do agente prevencionista, definido como aquele indivíduo que desenvolve atividades de prevenção relacionadas a riscos diversos, entre elas as que envolvem os ambientes natural, social, cultural doméstico e de trabalho.
Na seqüência, serão mostradas as experiências e ações em educação ambiental executadas pelos programas Escola Aberta para a Cidadania (SE) e Pró-Mar-de-Dentro (Sema) e como vai atuar o Projeto Tempo Integral (SE), que passa a participar do PEAC. As empresas parceiras do PEAC Aracruz, Borrachas Vipal, Gerdau, Copesul, Votorantim e GM participam falando da gestão ambiental que elas desenvolvem, sob a ótica da educação ambiental.
Também será tratado sobre os instrumentos legais do PEAC, com suas atribuições, obrigações, plano de trabalho e cronograma de atividades para 2008.
Parcerias
A primeira fase do PEAC, desenvolvida entre 2005 e 2006, atingiu 1,6 mil pessoas, 165 escolas estaduais e 30 escolas municipais e particulares de 100 municípios gaúchos. Foram capacitados 562 agentes, que desenvolveram cerca de 200 projetos socioambientais. Em 2006, o PEAC recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia na categoria de Educação Ambiental.
Para a segunda fase do projeto, que inicia este ano, foi assinado convênio no dia 7 de maio entre o governo do Estado e entidades parceiras.Além da Sema e da SE, são executoras do PEAC a Gerdau, Borrachas Vipal, Aracruz, Votorantim, Copesul e GM. São co-executores a Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres do RS (ACPM), Fepam, Fundação Zoobotânica do RS, CEE Distribuição e CEEE Geração&Transmissão, Corsan, e Secretaria Estadual da Agricultura/EmaterRS-ASCAR. Apóaim o PEAC a Fiergs, Famurs, Farsul, Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecoagro), Caixa RS e Secretarias Estaduais da Saúde/Centro de Vigilância em Saúde (CEVS), do Turismo, da Cultura e do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais.
(Sema, 28/05/2008)