O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o governador Blairo Maggi vão se encontrar sexta-feira em Belém (PA) para debater a posição divergente entre ambos sobre os índices de desmatamento medidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A confirmação foi feita pelo próprio Minc, informa o Terra. "Vou estar com o governador Blairo Maggi agora em Belém e vamos ter uma boa relação dentro da diferença, uma diferença respeitosa. Ser respeitoso não significa concordar com posições diferentes", afirmou
Logo na primeira entrevista após ser confirmado para suceder Marina Silva, Minc já criticou Blairo dizendo que, se deixasse "ele plantaria soja até nos Andes". O governador rebateu criticando a postura do ministro e disse que ele se 'desautorizava ao declarar que conhece muito pouco do Brasil".
Hoje, após sua posse, sem citar nominalmente o governador, Minc criticou aqueles que condenam os relatórios desenvolvidos pelo Inpe (sobe aumento de queimadas em quatro Estados -inclusive Mato Grosso) apenas quando os dados lhes são desfavoráveis. "Acho muito estranho que algumas pessoas aplaudem o Inpe quando alguns resultados acontecem e, quando os resultados são diferentes, resolvem que o Inpe não é qualificado. Acho que seja qual for o dado, positivo ou negativo, temos que preservar um instituto brasileiro internacionalmente reconhecido. O que nós temos é que nos preparar quando o dado é ruim e tomar mais medidas para atuar na causa, e não contestar a estatística", disse.
(Só Notícias,
Amazonia.org.br, 28/05/2008)