No acidente, houve o vazamento de álcool anidro, mas não se registraram maiores danos ambientais Cerca de 17 veículos, na maioria caminhões e carretas, sendo dois carros de passeio e uma viatura da Concessionária Via Oeste, envolveram-se em um engavetamento na madrugada do último sábado (24/05), por volta das 4h21, no km 52 da rodovia Castelo Branco, sentido capital, na região de Araçariguama.
Treze pessoas ficaram feridas, sendo uma gravemente e a outra, um agente da Via Oeste, concessionária que administra a rodovia, com uma fratura na costela. Os demais motoristas tiveram lesões superficiais. O engavetamento aconteceu devido à forte neblina que tomava conta da estrada no horário do acidente.
Técnicos do Setor de Operações de Emergência (EIPE) e da Agência Ambiental de Osasco da CETESB informaram que a pouca visibilidade possibilitou a colisão de uma carreta na traseira de um caminhão-tanque, carregado com 24 mil litros de álcool anidro. Com a batida, seguida pelo vazamento do combustível, os veículos interditaram a pista. Na seqüência, outros veículos que vinham no mesmo sentido também colidiram, provocando o engavetamento.
O produto vazado pegou uma canaleta da via e foi para o acostamento. Os bombeiros despejaram 5 mil litros de água no local e a SOS Copec, empresa contratada pela transportadora IC, proprietária da carreta que colidiu com o caminhão-tanque, fez o trabalho de varredura e retirou todo o resíduo. Segundo os técnicos da CETESB, não foram constatados maiores danos ao meio ambiente.
(Por Wanda Carrilho,
Ascom Cetesb, 27/05/2008)