Amostra foi recolhida na sexta no Arroio Wiesenthal, bairro Canudos
Novo Hamburgo - Nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) encaminhou para análise a espuma recolhida sexta-feira no Arroio Wiesenthal, bairro Canudos, em Novo Hamburgo. O titular da Semam, Alvício Luiz Klaser Neto, acredita que, no máximo, em cinco dias terá o resultado final do componente do material. Na tarde desta segunda, a Semam levou a amostra da espuma até Comusa Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, onde será analisada.
Para Klaser, a Comusa conta com um laboratório capacitado que vai possibilitar um resultado preciso. “O primeiro resultado vai ser dado pela Comusa. Se a companhia precisar fazer exames mais detalhados, vamos procurar novas técnicas.” A descoberta da espuma por parte da Semam se deu por causa de uma denúncia feita por um morador do bairro Canudos que, há cerca de um ano, diz encontrar o material no trecho das Ruas Bananal e Bartolomeu de Gusmão.
Na sexta-feira, Klaser Neto confirmou que a equipe da Semam havia recebido a denúncia e que não tinha a informação da origem do produto. Já o diretor Operacional da Comusa, Délcio Altmann, acredita que a espuma tenha aparecido devido à adição de um detergente doméstico, já que na região não há indústrias. “Colhemos amostra antes e depois da estação. E vamos verificar se a espuma está vindo de algum condomínio, disse o diretor operacional da Comusa.”
(Jornal NH, 27/05/2008)