A comissão organizadora do 4º Abraço ao Rio Cuiabá trabalha com a expectativa de triplicar o número de participantes, no evento que será realizado, no próximo domingo (01/06), a partir das 07h30min, sobre a ponte Júlio Müller - na divisa dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.
A transmissão será feita ao vivo, via satélite, pela TV Assembléia, canais 30 aberto e 16 a cabo. Em 2007, o encontro registrou 3 mil pessoas empenhadas no movimento em defesa da preservação do Rio Cuiabá e seus afluentes. A coordenação acredita que é possível chamar atenção das pessoas sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, através de uma grande corrente humana - entre as pontes Sérgio Motta e Júlio Müller.
Na avaliação do autor do projeto, deputado Sérgio Ricardo (PR) o evento já é considerado modelo por alguns estados brasileiros que passaram a realizar ‘abraços’ aos rios que cortam suas cidades. “A iniciativa ganhou uma dimensão que chegou a outros estados onde existem rios nas cidades. Nesses locais, as pessoas também estão preocupadas com o futuro dos seus rios”, disse Sérgio.
O deputado defende o ‘Abraço ao Rio Cuiabá’ como um alerta à degradação da natureza feita por empresas que exploram o comércio de areia às margens do Rio Cuiabá. A ação vem mostrando reações contrárias à natureza com o assoreamento das margens e a escassez de peixes, antes em abundância para a população ribeirinha.
De acordo com Sérgio Ricardo, o ‘Abraço ao Rio Cuiabá’ é para evitar o que ocorre há décadas com os rios Pinheiro e Tietê, no centro de São Paulo. “Queremos o Rio Cuiabá com muitos peixes e proporcionando qualidade de vida pata todos”, declarou o parlamentar.
Sérgio disse ainda que, o evento reflete um dos maiores marcos ecológico já realizado no país, com objetivo de defender as riquezas naturais do estado. “É um marco ecológico que vem sendo modelo em todo o país. Queremos o nosso rio com peixe, vida e alimento para as pessoas que dependem dele”, afirmou Sérgio Ricardo.
(Por Sid Carneiro, Secretaria de Comunicação AL-MT, 27/05/2008)