Depois da enchente, acúmulo de lixo nas margens do córrego ficou ainda mais aparente
São Leopoldo - Depois da enchente, o lixo acumulado no Arroio Kruze ficou ainda mais aparente. Além de restos de galhos secos, até móveis são vistos nas margens, no bairro Santo André. Junto à escadaria, que faz a ligação das duas margens do arroio, se faz necessária uma limpeza que, segundo a moradora Laci Ohlweiler, 58 anos, não é feita há anos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).
A Semmam foi procurada pelo Jornal VS para comentar o problema, mas não houve resposta. Laci conta que muitas pessoas depositam resíduos que vão de animais mortos até móveis velhos. “Com o temporal, uma árvore caiu e continua ali. Ninguém tomou providências.’’ Moradores da Rua Bom Retiro se uniram para manter o lugar limpo e agradável.
Compraram máquina de cortar grama, plantaram árvores nativas e plantas ornamentais, compondo um espaço em que as crianças da rua podem brincar tranqüilas. Entretanto, o lixo ainda incomoda. Moradora das proximidades de outro ponto do arroio, a dona de casa Nara Regina Souza, 42, não se conforma com a sujeira no Kruze. “Muitas pessoas usam esse local para depositar lixo’’, reclama.
(Jornal VS, 27/05/2008)