Prefeitura realizou nesta terça-feira pulverização no bairro Mathias Velho
Canoas - Dando continuidade aos trabalhos de combate ao mosquito comum no bairro Mathias Velho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas, através do Programa de Controle da Dengue realizou, no início da semana, nova ação ao longo de toda extensão da vala da rua Curitiba. No local, foi realizada a técnica de termo-nebulização (pulverização) com a aplicação de adulticida - químico utilizado para eliminar a forma adulta do mosquito. Esta mesma ação foi promovida no último dia 16 de maio.
De acordo com Henriete Santos, coordenadora do programa, nesta quarta-feira (28/05), agentes da Vigilância Ambiental voltarão ao local para fazer a colocação de larvicida – que elimina as larvas do mosquito - ao longo de toda extensão da vala. "Em caso de chuva e/ou ventos fortes, o serviço será transferido, pois essas características climatológicas inibem o efeito do pesticida", explica Henriete.
Paralelo aos trabalhos no bairro Mathias Velho, na manhã desta terça-feira (27/05), a SMS, com o apoio da Secretaria Municipal de Preservação Ambiental (SEMPA) – que cedeu um caminhão -, realizou pulverização no V Comar (Comando Aéreo Regional). Henriete explica que esse trabalho contribuirá para a diminuição da população de mosquitos nos bairros vizinhos, devido à presença de vegetação e valas na localidade.
Para as próximas semanas, estão previstas novas ações na Base Aérea de Canoas (bairro Nossa Senhora das Graças) e no Central Park (bairro Mato Grande), com o objetivo de minimizar a população de mosquitos no município.
(Jornal NH, 27/05/2008)