O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) concluiu ontem, 27, a limpeza dos aguapés que obstruíam o fluxo das águas na nascente do Arroio Dilúvio. O serviço foi executado no Beco dos Herdeiros, junto à Estação de Tratamento de Água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), no Bairro Agronomia.
Foram retiradas 3.900 toneladas de vegetação em 500 metros de extensão do arroio. Iniciada em 9 de maio, a limpeza foi realizada com duas retroescavadeiras e dois operários.
Na forte chuva do início do mês, as densas vegetações existentes no local desceram com a água e ficaram presas nas margens e no fundo do canal, impedindo o curso da água. O fato provocou o transbordamento do arroio e o alagamento das casas existentes nas margens.
"Moro há mais de 30 anos no Beco dos Herdeiros e nunca tinha visto o arroio transbordar daquele jeito. Foi muita chuva e várias casas alagadas", conta Valmir Oliveira dos Santos, morador do local, enquanto acompanhava a finalização da limpeza dos aguapés pelo DEP.
(Prefeitura de Porto Alegre, 27/05/2008)