Na tarde de ontem, 27, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), em parceria com o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e a ONG Curicaca, promoveu palestras para marcar o dia da Mata Atlântica. A programação começou às 14h, no Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255).
Inicialmente, o professor Heinrich Hasenack, do Centro de Ecologia da Ufrgs, abordou os remanescentes da vegetação de Porto Alegre, enfocando a fauna associada nas áreas trabalhadas para o Diagnóstico Ambiental, visando à continuidade desses estudos. Os trabalhos tiveram continuidade com a palestra de Demétrio Guadagnin, representante do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Ele abordou a importância de se conservar a biodiversidade e a Mata Atlântica em particular, a Reserva da Biosfera como modelo gestor e ações positivas para a conservação do bioma. A última palestra foi proferida pela bióloga Liseane Cortez, que falou das Unidades de Conservação da Capital e sua importância para os corredores ecológicos e proteção da biodiversidade. Liseane abordou ainda o Sistema Municipal de Unidades de Conservação, em tramitação na Câmara, e as novas unidades de conservação pleiteadas pelo município - Morro São Pedro e Morro Santana.
Participaram do evento a coordenadora de Educação Ambiental e Cultural da ONG Curicaca, Patrícia Bohrer, o supervisor de Meio Ambiente da Smam, Maurício Fernandes, representando o secretário Miguel Wedy, e o vereador Beto Moesch, representando o presidente da Câmara, Sebastião Melo, além de representantes do Ibama, de universidades, ONGs e da Fepam.
Ao final, realizou-se o plantio de uma goiabeira da serra, uma uvaia e uma guabiju, em frente à Câmara Municipal.
(Prefeitura de Porto Alegre, 27/05/2008)